Notícias

Categorias

Últimas Notícias

Lança o Teu Futuro 9ª Edição | Concurso de ideias

2024-03-01

Lança o Teu Futuro 9ª Edição | Concurso de ideias O Município de Sever do Vouga continua a apostar no empreendedorismo nas escolas.

Vougapark na conferência global de tecnologia e inovação WebSummit 2023

2023-11-23

O VougaPark marcou presença em mais uma edição do WebSummit, a maior conferência global de tecnologia e inovação. Foi uma experiência valiosa, onde estabelecemos conexões significativas com empreendedores, investidores e diversos participantes do ecossistema empreendedor. Além de explorar as últimas tendências e inovações, aproveitamos a oportunidade para fortalecer laços com parceiros-chave do ecossistema nacional, incluindo Startup Portugal Portugal Ventures, Iapmei - Agência para a Competitividade e Inovação, UAcoopera,PCI · Creative Science Park Aveiro Region,Tecparques, Biocant Park Sanjotec - Parque de Ciência e Tecnologia entre outros. Destacamos também a presença da Hortee uma startup do nosso ecossistema que apresentou a sua plataforma digital inovadora para mercados de frescos mais acessíveis e eficientes. Foi um prazer estar contigo, Ivanoel, e com a tua equipa. Passe para conhecer e explorar em hortee.co Nesta edição do WebSummit, participaram 70.236 pessoas de 153 países, incluindo 900 investidores, 300 parceiros e 800 palestrantes, com uma representação significativa de 43% de participantes e 38% de palestrantes mulheres, destacando o compromisso com a diversidade e inclusão no evento.

O Vougapark integra a prestigiosa Rede Nacional de Incubadoras RNI – Portugal Incubators

2023-11-21

O VougaPark celebra sua recente conquista como uma entidade reconhecida pela RNI – Portugal Incubators, solidificando a sua posição como parte integrante da prestigiosa Rede Nacional de Incubadoras. Esse marco reforça o nosso compromisso em apoiar projetos cruciais, incluindo a notável participação no Startup Visa do IAPMEI. A RNI atua como elo central na comunidade de incubadoras, concentrando-se no apoio às startups incubadas. Ao unir forças à RNI, o VougaPark não apenas consolida a sua posição como uma incubadora destacada, mas também desempenha um papel ativo na construção do futuro da incubação em Portugal. Juntos, continuaremos a escrever a narrativa do empreendedorismo e da inovação em Portugal, construindo o caminho para um futuro repleto de vitalidade e impactando o território.

Nomeação do Vougapark - Centro de Inovação foi nomeado para os European Enterprise Promotion Awards (EEPA)

2023-11-03

Vougapark - Centro de Inovação, foi nomeado para os EEPA. Os European Enterprise Promotion Awards (EEPA) são uma iniciativa da Comissão Europeia alinhada com as prioridades da estratégia Europa 2020 e coordenada em Portugal pelo IAPMEI, que distinguem iniciativas identificadas como boas práticas de promoção empresarial em várias áreas, em função da especificidade do seu contributo para o desenvolvimento económico e o emprego das regiões.

10.º Aniversário do Vougapark - Centro de Inovação

2023-10-03

No passado dia 29 de setembro, o Vougapark - Centro de Inovação, festejou o seu 10.º Aniversario. Foi um evento marcado por encontros entre empresas e empreendedores, entidades de apoio ao empreendedorismo e amigos de longa data. O Presidente do Municipio Eng.º Pedro Amadeu Lobo, deu as boas vindas no evento, bem como o Presidente da Assembleia Municipal o Dr. Herminio Martins. Deixaram nas suas palavras votos de muitos sucessos e crescimento para todas as empresas. ????O Vougapark - Centro de Inovação é uma iniciativa estratégica do Município de Sever do Vouga, visa apoiar a comunidade empresarial local e regional, através da difusão de uma cultura de inovação e no encorajamento a projetos empresariais diferenciadores. ????Oferece os serviços: . Capacitação empresarial, assessoria jurídica, Propriedade industrial, apoio à internacionalização, captação de investimento, promoção e estabelecimento de redes, , potenciando o desenvolvimento de um ecossistema de inovação e de suporte às empresas. Neste momento temos alojados 30 projetos empresariais, com um volume de negócios de 21,5M, com exportações para países como França, Holanda, Alemanha, Luxemburgo, Brasil, América do Sul, Angola, Suíça, Espanha. Temos aproximadamente 150 postos de trabalho e estamos a crescer!!! Foi apresentada uma rede de mentores, com os quais os projetos instalados no vougapark podem contar. O Vougapark - Centro de Inovação vai apostar em projetos mais tecnológicos , estas infraestruturas têm um importante papel de elevar o nível de sucesso das startups e que cada vez mais as startups assentam no digital os seus modelos, serviços e produtos, importa por isso investir no aumento dos recursos e apostar na capacitação dos técnicos e diretores destas estruturas, bem como na sua própria transição digital. O ecossistema do vougapark esteve presente no aniversário e assistiu à palestra sobre inteligência artificial. A palestra contou com a participação do Eng.º Carlos Martins, do Doutor Gustavo Martins, bem como do Vice- Presidente da empresa Stratio, Doutor Miguel Franco. Este painel de referência discutiu sobre oportunidades, desafios, vantagens e perigos proporcionados pelos recentes avanços nas tecnologias de inteligência artificial, cada vez mais disponíveis ao público em geral. Obrigada a todos que marcaram presença no evento, ecossistema , as entidades de referência no empreendedorismo e inovação, juntos continuaremos a crescer!!!! IERA - Incubadora de Empresas da Região de Aveiro Tecparques UAcoopera PCI - Parque Ciencia e Inovação AESV Escola Profissional de Aveiro CanalCentral

Encontro de mentores no PCI - Parque Ciência e Inovação

2023-09-06

Ontem no PCI - Parque Ciencia e Inovação, decorreu o encontro de mentores, onde se fizeram representar alguns empreendedores com projetos inovadores da região, bem como alguns mentores. Estes encontros de mentores e empreendedores contribuem para um ambiente de aprendizagem, apoio e colaboração, onde os empreendedores podem obter orientação muito importante para o desenvolvimento dos seus negócios, enquanto os mentores têm a oportunidade de compartilhar os seus conhecimentos e/ou competências especializadas. Essas interações são essenciais para a construção de comunidades empreendedoras fortes e prósperas.

Atribuição de prémios Concurso Regional de Ideias Empreendedoras.

2023-07-20

Hoje foi o dia da escola, professora e alunas receberem os seus merecidos Prémios. Foi um percurso com várias etapas que a Catarina Carvalheira e Maria Joao Catolico superaram e alcançaram, devido ao seu empenho e dedicação. Foram representar a Região de Aveiro e não desiludiram, conquistaram o segundo lugar com o projeto Rosemary Bio Insecticide, produto à base de alecrim que visa combater a mosca do mirtilo. Foi com muita satisfação que a Vereadora Paula Coutinho se deslocou ao AESV juntamente com Andreia Fonseca do Vougapark- Centro de Inovação, estrutura do Município de Sever do Vouga que trabalha o empreendedorismo e inovação, para a entrega dos Prémios atribuídos pela CCDR Centro Este concurso teve como objetivo sensibilizar e motivar os jovens para a inovação e o empreendedorismo. A iniciativa elegeu o “Aluno Empreendedor da Região Centro 2023” entre os representantes das comunidades intermunicipais. A avaliação de cada uma das sete ideias de negócio finalistas teve em conta a inovação, exequibilidade, impacto no território, estruturação e desenvolvimento. Durante o ano letivo 2022/2023, várias escolas básicas, secundárias e profissionais promoveram ações de sensibilização para o empreendedorismo junto da população escolar, com o acompanhamento dos respetivos professores. Estas culminaram na realização de concursos municipais de ideias de negócio, eposteriormente nos concursos intermunicipais, sendo as ideias de negócio que representam cada uma das Comunidades Intermunicipais (CIM) apresentadas na final regional.

Concurso Intermunicipal de Empreendedorismo: Projeto Rosemary Bio Insecticide Destaca-se como Vencedor

2023-05-25

No Concurso Intermunicipal de Empreendedorismo, a equipa do Município de Sever do Vouga apresentou o projeto Rosemary Bio Insecticide, um inseticida natural para combater pragas, e conquistou o primeiro lugar, avançando agora para a etapa regional em Castelo Branco, representando a região de Aveiro. Deseja-se boa sorte à equipa!

Encontros Empresariais: Diáspora Portuguesa no Canadá e Oportunidades de Importação e Exportação

2023-05-24

No âmbito do projeto INOV@IERA, a AIDA CCI, em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e a Universidade de Aveiro, promove encontros empresariais para estabelecer conexões entre empresários e empreendedores da região de Aveiro e a diáspora portuguesa no Canadá, visando a cooperação, internacionalização e identificação de oportunidades de negócio inovadoras.

Concurso Municipal de Ideias ’’Lança o teu Futuro’’ destaca projeto ColorAdd para Daltónicos

2023-05-22

No concurso de ideias ’’Lança o teu Futuro’’, realizado no Centro de Artes e Espetáculos, Miguel Neiva apresentou o projeto ColorAdd, um sistema de identificação de cores para daltónicos, com o objetivo de ajudar a minorar um problema que afeta cerca de 10% da população masculina mundial.

Concurso Municipal Lança o Teu Futuro Celebra Ideias Empreendedoras em Sever do Vouga

2023-05-22

No concurso de ideias municipal ’’Lança o teu Futuro’’, realizado no Centro de Artes e Espetáculos de Sever do Vouga, o projeto vencedor foi o Rosemary Bio Insecticide, que busca criar um inseticida natural para combater pragas, representando o município na competição da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, sendo ainda reconhecidos outros projetos inovadores nas categorias de Inovação Tecnológica e Inovação Social, com prémios monetários e o apoio de investidores.

Palestra na AESV: Explorando a Inteligência Artificial e Seus Desafios Societais

2023-05-05

O Vougapark - Centro de Inovação realizou uma palestra sobre inteligência artificial, ministrada pelo Dr. Luís Gustavo Martins, abordando tanto as oportunidades quanto os riscos dessa temática, para alunos e professores do Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga.