Evento final Concurso de Ideias Lança o teu futuro

Evento final Concurso de Ideias Lança o teu futuro

2024-05-23

No passado dia 17 de maio, no CAE Sever do Vouga , decorreu a IX edição do concurso municipal de empreendedorismo, LANÇA O TEU FUTURO., com 10 ideias a concurso.

Foram vários meses de capacitação aos alunos das duas escolas, AESV e Escola Profissional de Aveiro, com excelentes mentores.
Contámos com a presença da Celine Valente, para nos apresentar o seu projeto de inovação social, que foi muito motivador e impactante.
https://www.projetoaurora.net/.

A Competição do Pitch dos projetos foi um sucesso! 

Os estudantes do AESV e da Escola Profissional de Aveiro que demonstraram as suas ideias e projetos com grande entusiasmo e habilidade de persuasão foi, sem dúvida, um momento empolgante! 

Contámos com um júri de referência constituído pela UAcoopera, Universidade de Aveiro, com Eva Andrade, Universidade de Coimbra com Jorge Noro, ASilvaMatos com Sofia Guerra, Bruno Figueiredo da Graphenest - Advanced Nanotechnology e com José Vale do Iapmei - Agência para a Competitividade e Inovação.

Contámos também com a presença de investidores, Eng Carlos Martins do Grupo MARTIFER e Gustavo Martins da AMPINVEST.

O Município de Sever do Vouga atribuiu 3 Prémios a 3 projetos da Escola Profissional de Aveiro, nomeadamente:

O Pedal Turístico - Desenvolvimento de uma bicicleta em que, ao pedalar, é gerada energia que alimenta um tablet. Este vai mostrando as partes turísticas da região, ao mesmo tempo serve, para quem precise, para carregar baterias de dispositivos móveis.

FogCarAlert - Projeto consiste no desenvolvimento de um protótipo para colocação de sensores de presença (de veículos automóveis) em segmentos da autoestrada com maior prevalência de nevoeiro, com o objetivo de detetar carros parados na faixa de rodagem.

Se Travares o guardiãO Participa - Desenvolvimento de um capacete, onde este irá acionar uma luz vermelha na traseira do mesmo, quando ocorrer uma travagem do motociclo.

O Projeto Pedal Turístico irá representar Município de Sever do Vouga no Próximo dia 29 de maio em Ílhavo no Concurso Intermunicipal da @Região de Aveiro.

Este ano um dos investidores que faz parte da empresa Insun, patrocinou um prémio para o projeto Sever Ride. (Agrupamento de escolas de Sever do Vouga) que se destaca pela sua originalidade, atratividade e potencial para gerar resultados significativos. É uma oportunidade para investidores que buscam projetos disruptivos e com alto potencial de crescimento. 

Este projeto baseia-se no desenvolvimento de uma APP que conecta todos os utilizadores de transportes Públicos, a maior rede de transportes urbanos rodoviários.

Num gesto de reconhecimento e apreciação, o investidor Eng.º Carlos Martins decidiu homenagear dois professores exemplares pelo seu papel crucial no fomento do desenvolvimento de competências empreendedoras. 

Através de um acompanhamento atento e dedicado, estes professores não apenas auxiliaram os alunos na elaboração de projetos inovadores, mas também estabeleceram um padrão de excelência que inspira e motiva. 

O prêmio concedido serve não só como um tributo ao compromisso e à paixão dos professores, mas também como um incentivo para que mais alunos se comprometam e sejam impulsionados pelo mesmo espírito de inovação e busca pelo conhecimento. 

Este reconhecimento ressalta a importância da orientação pedagógica qualificada e reafirma o valor inestimável que um acompanhamento próximo e personalizado pode ter no sucesso dos projetos destes alunos.
Parabéns por isso ao Professor Luis Tavares da Escola Profissional de Aveiro bem como à Professora Paula Toscano do AESV .

As edições anteriores do concurso de empreendedorismo comprovaram ser fundamentais para fomentar a cultura de inovação e o espírito empreendedor na região. 

O Município de Sever do Vouga tem apostado na cultura empreendedora proporcionando-lhes ferramentas para o sucesso futuro. 

Com nove edições de sucesso por trás, é com enorme satisfação que revelamos que a nossa X edição será um evento internacional. ????

Na próxima edição, teremos a honra de colaborar com países como Espanha e Itália, unindo esforços para estabelecer uma rede internacional de conhecimento e inovação criativa.

Iremos por isso associar o nosso evento a duas associações à Unione degli Assessorati e à Asociation para la GEstion del Centro Europeo de Empresas e Innovation de Burgos. 

Município de Sever do Vouga
AESV
Escola Profissional de Aveiro
Unione degli Assessorati
Asociation para la GEstion del Centro Europeo de Empresas e Innovation de Burgos.
Universidade de Aveiro
UAcoopera
Universidade de Coimbra
Iapmei - Agência para a Competitividade e Inovação
Graphenest - Advanced Nanotechnology
ASilvaMatosMatomecânica