Com a presença do recém-nomeado CTO do Estado, Manuel Dias, e do cofundador da AMPinvest, Luís Gustavo Martins, o primeiro dia trouxe ferramentas práticas e insights estratégicos para empreendedores.
13-10-2025
Na continuação dos Bootcamps de 2025, o Vougaparak realizou, nesta segunda-feira, o primeiro dia do Bootcamp “Ferramentas de Inteligência Artificial para Negócios”, iniciativa que une tecnologia e empreendedorismo. A sessão inaugural contou com intervenções de Manuel Dias, recentemente nomeado o primeiro Chief Technology Officer (CTO) do Estado, e Luís Gustavo Martins, cofundador da AMPinvest e com vasta experiência em investigação e inovação.
Manuel Dias, cuja nomeação foi oficializada a 3 de outubro, assume agora um papel central na reforma digital da administração pública portuguesa, liderando a Agência para a Reforma Tecnológica do Estado (ARTE). Com formação em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico, e mestrado em Sistemas de Informação pelo ISEG, iniciou sua carreira na EFACEC (1996-2006), onde trabalhou em sistemas em tempo real para redes elétricas e liderou equipas de investigação e desenvolvimento. Em 2006, ingressou na OutSystems, desempenhando cargos de gestão de produto e expansão internacional, até 2011. A partir de 2011, enveredou por uma longa trajetória na Microsoft Portugal, ocupando funções que passaram por Data & AI Specialist, Business Analytics, e assumindo mais tarde o cargo de National Technology Officer e membro do conselho executivo.
Na sua intervenção no Vougapark, partilhou com empreendedores e profissionais de diversas áreas que estiveram presentes a sua visão sobre o impacto da IA no futuro das organizações.
Luís Gustavo Martins, além do sólido percurso académico e profissional em I&D, é cofundador da AMPinvest, estrutura dedicada a investimento e inovação. Sua carreira inclui liderança na Universidade Católica Portuguesa, coordenação de centros de criatividade digital e colaborações com centros de investigação internacionais. A sua visão foi fundamental para mostrar como tecnologia, academia e mercado podem convergir em soluções práticas para empreendedores.
Durante o bootcamp, ambos os formadores apresentaram ferramentas e metodologias de IA com aplicações diretas no mundo dos negócios: desde análise de dados e automação até à ideação e prototipagem de produtos inteligentes. O ambiente de aprendizagem foi marcado por interações dinâmicas e reflexões sobre os caminhos de inovação que os participantes podem trilhar.
O segundo dia da formação está agendado para 21 de outubro, com a formadora Amanda Lopes, que conduzirá um workshop com foco nas seguintes cinco vertentes:
Com essa agenda, o Bootcamp do Vougapark confirma-se como um espaço de imersão tecnológica para empreendedores que buscam incorporar a IA em seus negócios com visão estratégica e operacional.
Leia também:
Este site além de cookies necessários para o seu correto funcionamento, utiliza cookies para apresentar funcionalidades, otimizar conteúdos, personalizar anúncios e integrar funcionalidades de redes sociais e análise de tráfego. Essa informação recolhida é partilhada com parceiros das áreas e pode ser utilizada no uso dos respetivos serviços. Saber mais